Soutelo

Cruzeiro de Soutelo

Construído em pleno século XVIII o Cruzeiro dos Evangelistas é um dos mais famosos cartões de visita da freguesia de Soutelo e uma das joias barrocas do concelho de Vila Verde.

Uma homenagem aos escritores dos quatro evangelhos do Novo Testamento, Lucas, Mateus, Marcos e João.

Sustentadas por colunas as quatro estátuas dos evangelistas rodeiam a estátua central, onde uma representação da crucificação de Cristo pontua o topo de uma longa coluna.

São chamados de evangelistas, uma palavra que significa "aquele que proclama boas notícias", porque seus livros contam a "boa nova" ("evangelho") de Jesus.

“Mateus e Lucas falam sobre a infância de Jesus, ao passo que Marcos e João apresentam-no já com 30 anos de idade e pronto para iniciar o ministério público. Os 4 evangelistas relatam a paixão, a morte e a gloriosa ressurreição de Jesus, cada um com a sua visão.

João, entre os outros 4, dá mais importância aos discursos e à palavra de Jesus. O objetivo dos evangelistas não era contar uma história cronológica do que aconteceu e sim anunciar o ministério dele, que iniciou aos 30 anos.

Mateus quis definir que Jesus é o Messias; Marcos quer que o leitor chegue a conclusão sobre o que aconteceu com Jesus; Lucas tem a intenção de mostrar que Jesus é o Pai bondoso e João assume a posição de testemunho ocular de Jesus.”