Soutelo

Casa da Torre

A antiga Casa dos Viscondes da Torre, datada de 1743, já funcionou como residência privada e como seminário de Jesuítas. Hoje é um espaço dedicado à oração, formação e exercícios espirituais, que pertence à Companhia de Jesus.

A antiga proprietária, a 2ª Viscondessa da Torre, doou à Companhia de Jesus, no ano de 1950, um espaço de uma beleza impactante. Implantada no Vale do Rio Cávado, próxima da Foz do Rio Homem, o posicionamento geográfico privilegiado. A Casa da Torre eleva-se sobre as restantes construções, garantindo uma vista privilegiada sobre a beleza natural das magníficas paisagens circundantes.

O portão (entrada de frontão curvilíneo, que mantém ainda incrustado ao centro o brasão dos Viscondes da Torre) dá acesso a uma zona exterior bastante cuidado e bem arranjada, com um largo amplo e belos jardins, num espaço que convida à recolha e ao intimismo, bem como relíquias dos tempos de outrora, nomeadamente, o pelourinho de Larim e um relógio de sol.

O edifício é composto por três estruturas distintas. A torre propriamente dita, com três pisos, uma casa de dois pisos que mantém intactas parte das características originais (como o teto em madeira no piso superior e quartos com mobiliário embutido) e a capela com a fachada principal virada para o exterior.

Durante o século XX, a Casa da Torre sofreu uma remodelação e foi construído o edifício do Instituto Missionário da Companhia de Jesus acossado ao solar.

Atualmente, a estrutura dispõe de 88 quartos, 12 salas com capacidades entre as 7 e as 60 pessoas e um auditório para 120 pessoas.

No capítulo religioso, podemos contar sete capelas, das quais se destacam duas. Na Capela do Imaculado Coração de Maria é celebrada missa dominical e vespertina. Na Capela de Santo António, com acesso directo da rua, é diariamente celebrada a eucaristia.

Coordenadas GPS:

41.610060, -8.438409