Soutelo

Santuário da Nossa Senhora do Alívio

O Santuário do Alívio é uma das grandes referências religiosas de toda a Zona Norte de Portugal. Anualmente, milhares de pessoas dirigem-se a Soutelo (quer em excursões quer em transporte individual) para prestar a sua devoção, conhecer um templo de uma beleza imensa e, nos dias de sol, aproveitar as sombras refrescantes do parque que existe na lateral do Santuário para momentos de confraternização e convívio.

A construção do Santuário em honra de Nossa Senhora do Alívio remonta ao final do século XVII, por obra do padre que presidia na altura os destinos da paróquia de S. Miguel de Soutelo, o Pe. Xavier Fragoas, após a Virgem o ter salvado de uma grave enfermidade.

A entronização na igreja da imagem da padroeira contribuiu de forma decisiva para incrementar o fervor religioso e o crescimento exponencial do número de devotos, ainda nos primeiros anos de vida do Santuário, levou ao surgimento espontâneo de largas romarias de fiéis.

As grandes festividades em honra de Nossa Senhora do Alívio, acompanhadas de romarias populares, realizam-se no segundo e terceiro domingos de Setembro.

O Santuário de Nossa Senhora do Alívio é composto por duas igrejas, a primitiva e a atual, a casa do reitor, a casa dos peregrinos e zonas ajardinadas com apoios aos peregrinos.

A igreja atual, ao gosto revivalista e construída na segunda metade do século XIX, é ladeada por duas torres cimeiras, entre as quais se destaca uma escultura da Virgem Maria a segurar o Menino Jesus.

No interior, destaca-se a planta em cruz latina, com uma nave enorme, seis pilares que sustentam os arcos que compõem o teto e grandes janelões. A capela-mor tem cobertura em abóbada.

Coordenadas GPS:

41.626340, -8.433845