Vila de Prado
Ponte de Prado
A Ponte de Prado data da época da ocupação romana da Península Ibérica, entre 218 e 201 AC, colocando a então Bracara Augusta (Braga) em contacto com os territórios localizados a noroeste.
Ao longo dos séculos continuou a afirmar-se como uma estrutura chave no desenvolvimento da região e durante a época medieval chegou a ser considerada um dos pontos de passagem mais importantes de toda a região Entre-Douro-e-Minho.
A Ponte de Prado foi erguida na via que ligava a cidade dos arcebispos (Braga) à vila mais antiga do país (Ponte de Lima), a via mais importante no contexto regional e sofreu inúmeras intervenções de recuperação já na Idade Média, o que atesta claramente a sua importância e a forte afluência popular de todos os que se deslocavam entre o Norte e o Sul na região.
Teve que ser reconstruída durante o século XVI, ‘vítima’ de uma cheia do Rio Cávado, e acabou por sofrer vários arranjos desde então.
O arranjo estético não é homogéneo, com nove arcos desiguais, alguns de volta perfeita e outros de perfil quebrado, reforçados por talhamares triangulares, sustentam um tabuleiro de duas rampas horizontais.
No topo, a meio da ponte, existe um varandim que permite uma vista privilegiada sobre a beleza da paisagem composta pela natureza abundante que emana das margens do Cávado.
Atualmente, apesar de existirem novas pontes nesta zona, continua a ser muito utilizada pelos cidadãos que fazem a travessia entre a margem direita e a margem esquerda do Cávado, e foi classificada como Monumento Nacional, garantindo a intervenção estatal para assegurar a sua preservação.
Coordenadas GPS:
41.595766, -8.462957