O Partido Socialista de Vila Verde avança com mais uma medida que vai integrar o programa eleitoral para as próximas autárquicas. A proposta tem o objetivo de, 28 longos anos depois, devolver o poder de decisão à população.

Anualmente, a Câmara Municipal de Vila Verde arrecada 5% do IRS que os seus munícipes pagam ao Estado, num total anual de 1,7 milhões de euros.

O povo é quem mais ordena

A lista encabeçada por Filipe Silva vai devolver o poder aos vilaverdenses com a medida ‘O povo é quem mais ordena’, destinando essa verba para propostas apresentadas pela população através de um orçamento participativo.

Votação aberta à população

Fechada a fase de apresentação de propostas, é realizada uma análise técnica. Esta análise técnica tem como objetivos centrais verificar se as propostas respeitam os requisitos definidos (por exemplo, não contrariam o programa eleitoral) e transformar propostas em projetos (com calendário de implementação, previsão de investimento, etc).

Mais tarde, será realizada uma votação online para apurar as propostas vencedoras, que integrarão o programa eleitoral e serão executadas em caso de vitória nas próximas eleições autárquicas.

Já pode submeter a sua proposta

Mas pretende-se integrar as ideias dos cidadãos desde já, através do programa eleitoral. Os interessados já podem apresentar as suas propostas.

Serão aceites propostas nas áreas da Ação Social, Ambiente, Desporto, Cultura, Urbanismo, Turismo/Lazer e Agricultura. As propostas devem ser claras e o mais detalhadas possível sobre o seu âmbito e encargos.

Calendário

1ª Fase - Apresentação de propostas até ao dia 30 de junho.

2ª Fase - Realização da análise técnica durante o mês de julho.

3ª Fase - A votação online decorrerá durante o mês de agosto.

O POVO É QUEM MAIS ORDENA

Vamos devolver o dinheiro do IRS aos vilaverdenses através de um orçamento participativo. Mas queremos integrar as ideias dos cidadãos desde já, através do programa eleitoral. Apresenta a tua proposta!