Cervães

Torre de Gomariz

A Torre e Casa de Gomariz granjeia um elevado estatuto em toda a região, sendo considerada unanimemente como um os mais interessantes testemunhos da implantação nobre durante a Idade Média, altura em que foi construída a torre, e na época quinhentista, altura em que o edifício medieval sofreu uma reforma profunda.

Ainda durante o século XVII foi construída a Casa de Gomariz, uma estrutura de dois pisos contígua à torre que serviria de residencial. Encontra-se em pleno estado de conservação sofreu recentemente um restauro completo, que lhe devolveu a imponência de outrora.

O vínculo à Capela de Santa Luzia, da catedral bracarense, permite afirmar sem sombra de dúvidas que a quinta possuía enorme relevância no contexto regional. Com 12 metros de altura, divide-se em quatro pisos distintos, diferenciados exteriormente por vãos.

Ao contrário dos restantes, o último piso, tido como o espaço mais nobre do edifício, é amplamente iluminado por quatro janelas duplas com mainel, rasgadas num único bloco.

Coordenadas GPS:

41.588394, -8.535874