Carreiras São Miguel

Torre de Penegate

Na freguesia de Carreiras S. Miguel, a monumental Torre de Penegate assume uma posição dominante sob um vasto território que se estende que se estende para lá do que a vista alcança. A fortificação remonta à Idade Média, 1322, altura em que o monarca D. Dinis a erigiu durante a guerra que travou contra o próprio filho, que mais tarde haveria de ser coroado rei sob o nome de D. Afonso IV.

A relevância militar do edifício à época é indiscutível. A torre ergue-se no topo de um afloramento rochoso, assumindo-se de forma imponente na paisagem circundante, podendo facilmente ser avistada a grande distância.

Com uma planta de três pisos, a entrada da torre estava bem acima do nível do solo, uma precaução defensiva que exigia uma escada amovível em madeira para garantir o acesso à entrada.

Na face ocidental possui um balcão de matacães junto à janela do último piso, que permitia o tiro vertical sob o único caminho que permite o acesso a esta casa fortificada. Ao longo dos anos, a alteração de maior registo foi a colocação de ameias, em 1939, que acabou por alterar um pouco a imagem do edifício.

O bom estado de conservação aliado à importância histórica da Torre de Penegate, como testemunho das vivências do povo português durante a época medieval, levaram a que fosse declarada Monumento de Interesse Público pelo Estado Português.

Coordenadas GPS:

41.658804, -8.491724